Conceito

Destilaria boutique

Poucos espíritos podem pretender o status de bebida gourmet.

Microdistillery é um conceito contemporâneo de produção artesanal de bebidas alcoólicas, de alto padrão, em escala reduzida. Tem como princípios a criação de receitas originais, a harmonização das propriedades marcantes dos ingredientes e a destilação em alambiques de cobre do tipo pot still.

Todo o processo obedece a uma única regra: qualidade superior. A produção de pequenos lotes requer atenção especial e uma seleção criteriosa de ingredientes regionais. Cada garrafa numerada tem uma personalidade única porque é o resultado da criatividade do Master Distiller e da qualidade premium, extraída da pureza dos produtos utilizados.

Estes são os segredos do prazer que se sente na degustação de um espírito HOF: bebidas destiladas artesanalmente, compostas por matéria-prima de alta qualidade que buscam a autenticidade.

O projeto da destilaria HOF

O projeto da destilaria HOF teve início em 2004 inspirada no “boom” das microdestilarias americanas e europeias. Ganhou rapidamente a reputação de produzir alguns dos melhores destilados, usando apenas os melhores ingredientes. A destilaria em Serra Negra usa técnicas antigas de mistura e destilação para formular e produzir cachaças, licores e destilados finos e exclusivos.

Nós estávamos convencidos de que deveríamos usar os métodos tradicionais de destilação ao lado dos mais recentes avanços na tecnologia de produção. Nossa convicção baseava-se em quatro princípios fundamentais: ter acesso a uma fonte próxima de água para garantir a excelência e a pureza do espíritos a serem fabricados, uma destilação mais lenta que a usual para fazer únicas as bebidas, os melhores barris de carvalho e outras madeiras nobres para fornecer uma gama mais ampla de sabores e uma cachaça sempre engarrafada na sua cor natural.

Nós destilamos artesanalmente em pequenas bateladas usando alambiques de cobre tradicionais. Nosso objetivo é simplesmente produzir os melhores e mais autênticos espíritos premium, com real personalidade.

Usamos fogo direto e destilamos lentamente para prolongar a interação com os alambiques de cobre. Na HOF, acreditamos que a bebida precisa de muito contato com o cobre durante a destilação, para reter os elementos mais pesados do destilado e produzir uma bebida mais leve. Nossos dois alambiques de cobre, foram projetados de acordo com nossas instruções específicas para maximizar o contato de cobre.

Escolhemos aquecer com fogo direto à gás, o que permite um exato controle da temperatura. Isso permite um cozimento bem lento, mas poderoso para uma bebida mais encorpada e com profundidade de sabor.

Destilação lenta

Esta destilação mais lenta permite eliminar mais impurezas e a produção de uma bebida mais leve e frutada, que é mais delicada e forma o estilo único dos produtos Hof.

As destilações são conduzidas em nossos alambiques, um de 150 litros ou no de 200 litros com deflegmador, de acordo com a bebida a ser destilada.

O destilado é coletado de forma muito precisa em três estágios ou “cortes” chamados de cabeça, coração e cauda. Apenas o coração, que tem um teor alcoólico mais alto é retido para a maturação e a cabeça e a cauda são descartadas.

Por que destilamos duas vezes? O teor alcoólico já estaria em ordem a partir da primeira destilação (35-40%). Será que a primeira destilação ainda é rustica demais para beber?

Uma dupla destilação não é para aumentar o teor de álcool, mas muito mais para concentrar os congêneres. Note-se que em destilação usando alambiques tradicionais de cobre, denominados de“pot still” o foco está nos congêneres e não no álcool! A destilação em “pot stills” tem tudo a ver com sabor. No caso de bebidas, como o whisky, cognac, etc por exemplo, o primeiro destilado é insípido, mas é claramente melhor que a lavagem inicial. No entanto, quando esse destilado é processado novamente, e mais água é descartada, os congêneres são ainda mais concentrados. O gosto final de qualquer bebida é resultado em cerca de 70% de congêneres e 30% da madeira do barril. Com a cachaça utilizamos o mesmo princípio.

Cor natural

A cor em cada gole das diversas versões de nossa cachaça Alma da Serra é derivada apenas de nossos barris, nunca alterados. Tem de ser um testemunho da habilidade do ofício do “master distiller” e da qualidade natural e autêntica da cachaça.

Uma grande e única cachaça deve ser apreciada com todos os sentidos. É por isso que sempre mantemos a cor decorrente do barril e natural da bebida.

As barricas

Na Hof, utilizamos cuidadosamente os melhores tonéis de carvalho americano, francês e acácia importados dos EUA e da Europa. Usamos uma variedade de tipos de barril, pois isso permite flexibilidade para criar um sabor único a ser produzido. Às vezes, barris menores são usados para que a bebida tenha mais contato com a madeira e assim cria um perfil de sabor diferente.

Outras vezes dornas grandes de 1.000 litros de jequitibá-rosa (árvore símbolo do estado de São Paulo) são utilizadas para a bebida apenas ser amaciada, sem obter uma coloração acentuada

O Clima de Serra Negra

O clima da Estância Hidromineral e Climática de Serra Negra (denominada de Cidade Saúde) tem um impacto positivo em nossa maturação. As temperaturas em nossa destilaria durante o verão permitem que o espírito extraia o sabor do carvalho em um ritmo mais rápido. As temperaturas mais frias no inverno permitem que o espírito empurre de volta o verdadeiro sabor do barril para o líquido.

Estamos sempre ansiosos para inovar e ultrapassar os limites do que é possível. Ao mesmo tempo, somos empenhados em inovar e ampliar as fronteiras do que é possível dentro da arte de fazer bebidas. Estamos constantemente criando excitantes e diferenciados acabamentos para futuras edições especiais e lançamentos únicos. Apenas a melhor dessas inovações é lançada.

Visitação, experiência em destilaria e degustação

Experimente conhecer nossa destilaria artesanal e a mais inovadora com um tour guiado e degustação de nossas premiadas bebidas.

A experiência começa com uma visita pelas instalações, onde você aprenderá sobre a tecnica da destilação e sobre a nossa ainda jovem, mas fascinante história. Depois de conhecer os ingredientes utilizados na fabricação de nossas bebidas, você entra na destilaria para ver os equipamentos de destilação que usamos para fazer nossa linha exclusiva de bebidas alcoólicas, bem como na sala de barris, onde as mesmas são envelhecidas. Voltando à recepção, você poderá desfrutar de uma degustação da nossa gama de bebidas espirituosas e eventualmente adquirir algum produto diretamente do produtor.

As visitas agendadas previamente são gratuitas e podem acomodar até 20 pessoas por passeio.

Infusões:  Espíritos de luxo estilizados pela natureza

Nossos licores e aguardentes compostas são infusionados, não aromatizados artificialmente. Inspirados em parte em nossas viagens, não apenas em pesquisas de mercado e representam o verdadeiro sabor da natureza.

Nós convidamos você a celebrar a simples perfeição e prazeres naturais de bebidas verdadeiramente incríveis e momentos mágicos para recordar. Se não for HOF, não é uma verdadeira infusão. Infundir ou infusionar é a arte de combinar os próprios espíritos premium com frutas frescas, secas e especiarias em um processo que é parte arte, mas também mágica da natureza.

Variações desse processo têm sido transmitidas através de gerações em culturas ao redor do mundo, cada uma descobrindo diferentes métodos e segredos que ajudam frutas e especiarias a emprestar seu sabor e cor aos bebidas base, enquanto os espíritos possuem o corpo da fruta.

Cada garrafa contém frutas cujo sabor, cor e forma são tão raras e únicas quanto a região de onde vem. Extrair o sabor natural dessa fruta é uma habilidade comparável à de um produtor de vinho. Nós refinamos os nossos próprios métodos meticulosos de combinar frutas e especiarias com nossas bases de bebidas premium para tentar criar uma infusão perfeita.

A arte magistral de harmonizar frutos perfeitamente maduros com espíritos ultra premium através de um processo delicado, hábil e oportuno: um elemento da fruta é introduzido de cada vez, outras vezes a combinação de elementos é escolhida para revelar a verdadeira essência das frutas no momento certo para criar uma bebida de perfeição sem sabores ou cores falsas.

A proposta

Nós sentimos a necessidade e a obrigação de melhorar as coisas – fazer perguntas, desafiar, experimentar. Quando se trata de destilados e o prazer em sua degustação, procuramos manter nossas mentes abertas a novas possibilidades – novos processos de produção, novas combinações de sabores, novas formas de compartilhar e saborear ótimas bebidas.

“A microdestilaria HOF possui conceito de produção em pequena escala. A Cachaça Alma da Serra, envelhecida em barris de carvalhos franceses apresenta coloração caramelo e aromas delicados de baunilha e maracujá verde. Em boca oferece sensação de aveludado e o retrogosto é levemente adocicado e extremamente agradável. Esta cachaça oferece complexidade e harmonia entre aromas e sabores! Parabéns @hofmicrodestilaria.”

Aline Bortoletto

ESALQ Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Especializada em Bebidas

Premiações

A destilaria HOF tem a honra de estar lado a lado com os melhores produtores do mundo.

Conceito

Destilaria boutique. Um conceito contemporâneo que garante superioridade no preparo de bebidas.

Qualidade

Ingredientes selecionados de produtores regionais e preparados artesanalmente.